Ter um sorriso mais branco e com aspecto saudável é o desejo de muitas pessoas. De fato, o uso de lentes de contato dental pode dar o efeito estético esperado, devolvendo ao paciente sua autoestima e a sensação de bem-estar de forma mais rápida que um tratamento odontlógico.
Para deixar os dentes mais brancos e alinhados, existem duas opções: a colocação de lentes de contato dental e de facetas de porcelana. Neste artigo do , clínica de deTiger Odontologia em SP, vamos explicar as diferenças, benefícios e indicações de uso de cada uma das opções apresentadas. Confira!
Diferenças entre faceta de porcelana e lentes de contato
Tanto as lentes de contato quanto as facetas são produzidas em porcelana, um material durável, resistente e de boa qualidade. Além disso, os dois produtos odontológicos são aplicados na frente dos dentes com uma resina especial, fixando as lentes para dar um novo aspecto ao dente.
No entanto, a espessura das facetas e das lentes são diferentes. As lentes não exigem nenhum preparo dos dentes e são finas, tendo cerca de 0,2 mm de espessura. Além disso, a necessidade de desgaste do dente para aplicação dos dois materiais também se diferencia.
Assim, para colocar as facetas, o dentista precisa desgastar os dentes em maior profundidade. Por isso, o uso das facetas é recomendada no caso de pacientes que já contam com múltiplas restaurações dentárias.
Benefícios das lentes de porcelana
Além de ajudarem a dar maior harmonia ao sorriso, as lentes e facetas alteram o formato do dente. Ou seja, pacientes que possuem dentes pequenos e querem aumentá-los podem contar com facetas e lentes de contato dental para essa finalidade.
Do mesmo modo, os materiais corrigem assimetrias, camuflam os dentes escurecidos e até quebrados. A aplicação de lentes e facetas é a solução ideal também para pacientes com diastemas, que são os espaçamentos entre os dentes.
Tanto as facetas quanto as lentes possuem outras vantagens, como facilidade de colocação, o que torna o tratamento muito rápido. Além disso, os materiais não requerem manutenção frequente, porque não há alteração de cor da porcelana. Por fim, as lentes, se bem cuidadas, podem durar de 10 a 15 anos.