A cirurgia bucomaxilofacial é uma especialidade odontológica que trata de problemas nos ossos do rosto (mais especificamente da boca, maxilar e face, como o nome sugere). Fraturas e lesões dos ossos da face, deformidades faciais, doenças da Articulação Têmporo Mandibular (ATM): todos esses problemas são da alçada de um cirurgião bucomaxilofacial.
Muita gente confunde a cirurgia bucomaxilofacial com a cirurgia ortognática (“orto” é o latim para “correto e “gnatos” vem de maxilares) mas a última é na verdade uma área de atuação da primeira(ortognática é mais específica para os maxilares).
A Ideia de uma intervenção cirúrgica na boca pode ser assustadora para muitos, porém a tecnologia tem avançado muito e diminuindo os riscos.
A maior parte é feita através de fissuras na boca que não deixam marcas ou cicatrizes. Ultimamente a cirurgia bucal tem se utilizado até de softwares para auxiliar o planejamento e execução da cirurgia bucal.
Segundo o Dr. Sebastião Cristian Bueno, “o desenvolvimento de softwares de planejamento cirúrgico permitiu a simulação virtual 3D do procedimento trazendo maior previsibilidade e confiança ao cirurgião durante o ato cirúrgico.
Desta maneira, é possível a visualização de toda movimentação do esqueleto facial e a confecção de um guia cirúrgico através de impressoras tridimensionais.”
As cirurgias ortognáticas não costumam ser de longa duração: na maioria dos casos, duram em média de 2 a 4 horas. A recuperação dependerá muito da gravidade do caso.
Em quais casos deve ser feita uma cirurgia?
Em caso de dúvidas adicionais, procure um dos especialistas do Tiger para ter o mais completo atendimento.