O implante de carga imediata surgiu para repor dentes que foram perdidos, algo que afeta muitas pessoas e causa vários problemas.
Além do comprometimento estético, a ausência de dentes interfere na mastigação e na qualidade de vida.
Além da técnica de implante com carga imediata, há outros tipos de implantes, mas que demoram semanas ou meses para serem concluídos.
Por isso, a carga imediata ganhou a atenção de dentistas e pacientes.
Mas será que esse tipo de tratamento de implante é recomendado para todos os pacientes? É isso que vamos saber neste post do Tiger Odontologia. Acompanhe o artigo!
Como é feito o implante de carga imediata
Quando uma pessoa perde um dente, seu maior desejo é poder recuperá-lo em pouco tempo e poder sorrir novamente sem preocupações.
Sendo assim, o implante de carga imediata é o tratamento odontológico sugerido, pois ele permite a colocação de um dente moldado em porcelana.
E é justamente em razão disso que a carga imediata é um procedimento conhecido também como “reposição de dentes no mesmo dia”.
No que consiste o tratamento
Em suma, o tratamento consiste na fixação de pinos de titânio no osso, ficando apenas a ponta para fora da gengiva.
Então, coroas ou pontes provisórias são fixadas ao parafuso de titânio, assim que o pino é inserido no osso.
Ao contrário de outros tipos de implantes, não é preciso esperar um período de cicatrização da gengiva para que a coroa dentária seja fixada.
Desse modo, o paciente já sai da clínica odontológica com o dente colocado no lugar no local do dente natural perdido
Mas, depois de algum tempo, a prótese deve ser substituída por outra, definitiva, e que vai durar por longos anos.
Provas de prótese
Antes da colocação da coroa, é essencial realizar a etapa da prova da prótese. Afinal, é nessa etapa que o dentista irá avaliar a cor e o tamanho do dente e se esses fatores correspondem ao desejado pelo paciente.
Sem contar que o próprio dentista irá avaliar se a cor e o tamanho escolhidos darão um efeito harmônico no resultado final do procedimento.
Para quem o implante de carga imediata é recomendado?
Este procedimento é, de fato, muito recomendado por grande parte dos dentistas. Contudo, ele não é o tratamento indicado para todos os tipos de pacientes.
Para que o procedimento seja realizado com sucesso, é fundamental que o paciente tenha um perfil ósseo adequado.
Isso significa que é preciso ter altura e espessura de osso capazes de suportar o implante.
Além disso, o paciente deve estar apto a fazer uma cirurgia extensa, que pode demorar algumas horas.
Do mesmo modo, pacientes com diabetes, bruxismo, complicações da saúde bucal e problemas de cicatrização devem evitar o implante dentário.
Se você se enquadra no grupo de pessoas que pode receber o implante dentário, faça uma consulta com um dos dentistas da Tiger em uma das nossas unidades em São Paulo (Moema e Tatuapé)!