Muitos pacientes buscam no clareamento dental um tratamento para renovar o sorriso, deixando os dentes mais brancos e brilhantes. Seguro e confiável, o clareamento dental é um procedimento que dá excelentes resultados, mas que exige dos pacientes dois cuidados importantes.
O primeiro deles é a realização do procedimento apenas sob supervisão dos dentistas, que são profissionais habilitados.
O outro cuidado é exigido durante e após o tratamento, quando os pacientes devem evitar alguns hábitos que podem pôr a perder todo o tratamento.
Ficou curioso (a) para saber mais sobre o clareamento de dentes e como ter o resultado dos sonhos? Continue lendo este artigo do Tiger Odontologia!
Como funciona o clareamento dental?
O clareamento é um procedimento que visa remover os pigmentos do esmalte dos dentes, fazendo-os ganhar um aspecto mais branco.
Assim, esse tipo de tratamento pode ser realizado de duas formas: clareamento com laser ou clareamento com uso de moldeira e peróxido de hidrogênio.
O tratamento com laser é mais rápido, mas só deve ser feito em consultório e com um dentista especializado.
Já no caso do procedimento com moldeira, o paciente faz todo o tratamento em casa mesmo.
Mas sempre com consultas periódicas ao odontologista para acompanhamento dos resultados. Com a oxidação dos radicais livres, como oxigênio, ocorre a oxidação dos pigmentos orgânicos.
Então, além de agir na oxidação de proteínas e aminoácidos, pode haver o clareamento da estrutura mineral do dente.
O que não consumir durante o tratamento?
Uma das maiores preocupações de quem faz o clareamento nos dentes é não ingerir alimentos e bebidas que possam manchar os dentes.
Além do desperdício de tempo com o tratamento, isso também causaria um grande prejuízo financeiro aos pacientes.
Desde que o processo de clareamento surgiu nos consultórios, muito se falava na proibição de consumo de alimentos pigmentados como refrigerantes, molhos de soja, café e chocolate.
Contudo, com o uso de produtos e técnicas mais modernas, há tempos já foi comprovado que o consumo de qualquer alimento após o clareamento não interfere no processo de repigmentação.
No entanto, a recomendação é de que o tabagismo deve continuar sendo evitado, pois o cigarro contém substâncias que podem, de fato, interferir na cor do dente.
Pode fazer clareamento em dentes sensíveis?
Nossa última dica é destinada a quem tem dentes mais sensíveis. Se este é o seu caso, não precisa abrir mão de ter os dentes mais brancos com o clareamento. Procure o seu dentista e peça orientações a ele.
Afinal, na maioria dos casos, a sensibilidade é resolvida com tratamento prévio de 15 dias antes do procedimento. Assim, basta que o paciente utilize creme dental com “desensibilizante”.
Além disso, recomendamos o uso de nitrato de potássio de 5 a dez minutos no dia da sessão, antes de iniciar o clareamento em consultório.